Você já ouviu falar em composição de renda? É sobre isto que iremos conversar hoje!
Se você está em busca de um lar, mas ainda não encontrou uma maneira para financiar o imóvel ou sua renda não é suficiente, então esse assunto muito te interessa. Vamos entender o que é composição de renda e como ela pode te ajudar!
– Comprovação de renda!
Vamos começar do início! A comprovação de renda influência na hora de comprar um imóvel, para conseguir a liberação de crédito habitacional são realizados várias analises pela instituição financeira. A comprovação de renda serve para assegurar as instituições financeiras.
O documento analisado é a carteira de trabalho, os últimos três holerites e a declaração de renda, caso você seja autônomo terá que ter a Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF), também tem a opção de mostrar a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE).
– O que é composição de renda?
Várias solicitações de crédito imobiliário são negadas, por não atingirem os requisitos necessários que o banco pede. Porém, existem outros meios totalmente legais e que são aceitos pelos bancos para você conseguir aumentar o seu limite e a composição de renda é uma destas maneiras.
Esta alternativa faz com que o banco aceite que você some a sua renda com uma ou mais pessoas para realizar a análise de crédito. Diante disso, o seu limite estará maior, assim aumentando o número de parcelas que poderá realizar em seu financiamento!
– Todos podem fazer composição de renda?
Existe muita burocracia para a sua segurança ao comprar um imóvel, então não será diferente na hora de fazer essa junção de renda! Para a composição de renda acontecer, tem algumas regras que devem ser seguidas.
Como, por exemplo, alguns bancos são mais conservadores e só aceitam que a composição de renda seja entre cônjuges, mas têm outras instituições financeiras que aceitam familiares e até amigos, no entanto não pode haver restrições nos nomes.
E a quantidade de pessoas que podem participar da composição de renda varia com a instituição escolhida, mas o número de pessoas normalmente permitido é de duas a três.
– Como é feito o processo de análise de renda para a composição de renda?
Esta analise ocorre como a comprovação de renda, é feita individualmente e irá revisar toda a documentação que é solicitada pela instituição financiadora. Com esta revisão não pode ser encontrado nenhuma pendência registrada no nome dos participantes.
– E o FGTS pode entrar também?
Vale lembrar que nem todos conseguem sacar o Fundo de Garantia, pois existem vários requisitos para conseguir o FGTS.
Mas se você é uma pessoa que atende estes requisitos para usar os recursos do FGTS em um financiamento imobiliário, será possível que cada participante utilize o saldo para compor na entrada do financiamento, desde que sigam as regras.
– Mas de quem é a propriedade do imóvel?
Este é um detalhe muito importante, que você deve dar muita atenção, pois a propriedade do imóvel será de todos que tiveram a participação da composição de renda. Ou seja, se um destes se endividarem o imóvel pode ser comprometido.
Então você precisa pensar muito bem em quem irá participar desta composição de renda.
Mais uma possibilidade para você conseguir realizar o seu sonho!
Gostou deste tipo de publicação?